Não há almoços grátis 

Depois da Assembleia Geral de ontem da Liga ficou claro para todos que não há almoços grátis. O Gil Vicente vai ter que esperar mais uma ano para eventualmente ser integrado na I Liga. Eventualmente porque existe um recurso interposto pelo Belenenses que ainda não foi apreciado. E só depois dessa decisão do tribunal é que a Liga irá validar o não a decisão da Federação. Caso o Gil Vicente venha a ser integrado na I Liga, nessa época só uma equipa irá subir desportivamente. Ora isto inviabiliza a eventual subida de uma terceira equipa está época e deita por terra uma proposta da Académica de criação de um playoff entre as equipas da I e da II Liga.

Ficou também aprovado que o campeonatos profissionais terão apenas 18 equipas.

A nossa opinião relativamente ao número de equipas e de vagas é bastante distinto das demais. Os campeonatos profissionais deveriam de ter um número máximo de 12 equipas com a descida de 3 equipas da I Liga e 4 equipas na II Liga. Consequentemente subiriam 3 equipas à I Liga e 4 equipas à II Liga. Com um calendário mais curto isso daria espaço para uma Taça da Liga com jogos mais competitivos e com a possibilidade de entrada numa competição europeia seria uma grande incentivo para os clubes da II Liga, tal como é a Taça de Portugal. Os recursos financeiros seriam a distribuir por menos equipas logo a qualidade dos planteis subiria exponencialmente e faria com que nas competições europeias as equipas portuguesas tivessem menos sobrecarga de jogos e naturalmente mais rendimento.

Como referência podemos ver a Bundesliga que só tem 18 equipas e até mesmo o campeonato russo com 16. Países com um poderio económico bastante diferente do campeonato português e com muito mais praticantes.

O futuro terá que residir num campeonato sustentável e competitivo e neste momento só através da redução do número de equipas e que podemos garantir isso.

Anúncios

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s